BUSQUE O ALTO!
ANJO BARRO
ANTÔNIO JO BARBOSA RODRIGUES
Eu tirei esta foto no estacionamento do Barra Shopping. Não me perguntem como esta árvore cresceu torta assim. Na época, achei curiosa e resolvi registrar. Agora, coloquei-a como "símbolo" neste blog pelo que ela representa para mim.
Provavelmente, esta árvore passou por dificuldades para crescer neste "caminho torto", mas ela sobreviveu e continua a buscar sempre o alto. Vejo que somos assim também: Nem sempre conseguimos andar pelo caminho reto rumo ao alto, pois somos seres humanos, cheios de incoerências e limites, mas Deus vê a nossa luta em chegar ao alto. Isto é a santidade: não desistir de chegar ao céu. Neste caminho, às vezes caímos, trilhamos caminhos "tortos", mas se nos levantamos e não desistimos de alinhar de novo, estamos rumo ao alto.
Este site tem como objetivo crescermos juntos e, sem suas opiniões e comentários, isto não será possível! Portanto, leia os tópicos, participe comentando!

Nosso trato neste "blog de crescimento" é o seguinte: Me reservo apenas no direito de apagar os comentários que eu considerar ofensivos, contrários à lei e/ou que usarem expressões ou palavras de baixo calão. Trato feito, vamos em frente... ou melhor, para o alto!!!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Carregador de Bateria 12v Automotiva

Este carregador foi, na realidade, uma improvisação que precisei fazer em determinado momento. Entretanto, como funcionou perfeitamente, acabei montando a "geringonça" de forma "definitiva". Partilho a experiência para quem passar por uma emergência similar.

Componentes para as versões de 110v e de 220v:

- Lâmpadas L1 e L2
Com alimentação 110v - Utilizar 2 lâmpadas de 60w ou 1 lâmpada de 100w (para tensão de 110v). O receptáculo que não for usado ficará vazio, sem problemas.
Com alimentação 220v - L1 e L2 - Utilizar 2 lâmpadas de 100w (para tensão de 220v).

- Diodos D1, D2, D3 e D4
É necessário usar diodos para mais de 400v de tensão reversa* e para 2A de corrente média direta ou mais. Eu, particularmente, usei 2 diodos 1N4004 em paralelo para cada posição (total de 8 diodos) porque era o que eu tinha na mão, mas poderia usar, por exemplo diodos 1N5454, que aguentam 3A.
* Poderia usar diodos para tensão reversa de 200v no caso de alimentação 110v, mas como o preço é o mesmo, acho que vale a pena deixar esta parte "fixa" preparada para ambas as tensões.

Dicas de uso seguro:

0) Os passos 1 e 2 devem ser feitos com o circuito DESCONECTADO da tomada.
1) Para carregar a bateria, desconectar seus bornes completamente do automóvel. Ela pode até ficar dentro do carro, mas eletricamente desconectada.
2) Ligar os bornes da bateria ao carregador, nos pontos indicados por (+) e (-) no circuito acima. Podem ser utilizadas, inclusive, garras jacaré para facilitar.
3) Conectar o carregador na tomada elétrica, mas é IMPORTANTE NÃO ENCOSTAR A MÃO em nenhuma parte metálica do circuito ou nos bornes da bateria após ligar a tomada.
4) O circuito foi pensado para aproximadamente 1A de corrente de carga média. Assim, para pensar no tempo máximo que se deve deixar carregando, divida a capacidade da bateria pela corrente média. Por exemplo, uma bateria de 55Ah precisaria de 55h para ser completamente carregada. Entretanto, não é necessário carregá-la completamente. Apenas o suficiente para conseguir ligar o motor, já que o alternador se encarregará do resto. No meu caso, de 8 a 12h normalmente foi suficiente.
5) Ao término do tempo, desconectar primeiramente a tomada e depois a bateria. Refaça as conexões normais do carro e dê a partida no motor. Acelere um bom tempo para dar uma carga boa e ande com o carro por uns 10 a 15 min.

Aos projetistas de plantão, podem recalcular os componentes (lâmpadas e diodos) para uma corrente maior de carga, sem problemas. Entretanto, o ideal para uma carga lenta (que não estraga a bateria com o tempo) é usar no máximo 10% da capacidade da bateria. No exemplo de 55Ah, não usar mais de 5,5A.
Lembre também que quanto maior a potência das lâmpadas, mais energia você gastará e pagará. Pode considerar o gasto normal das lâmpadas para estimar o gasto.

APENAS PARA AVISAR: NÃO ME RESPONSABILIZO POR EVENTUAIS PROBLEMAS OCORRIDOS COM O CIRCUITO. APENAS PARTILHO MINHA EXPERIÊNCIA COM MONTAGENS QUE DERAM CERTO COMIGO, SEGUNDO AS PRECAUÇÕES QUE LISTO NA POSTAGEM.

12 comentários:

  1. CARA ISSO FUNCIONA MESMO , SEM PROBLEMAS DE CURTO CIRCUITO OU DE PEGAR FOGO NA CASA OU NO CARRO , OLHA LÁ ESTOU CONFIADO NESTE POST HEIN

    ResponderExcluir
  2. SE AS INDICAÇÕES DE USO SEGURO QUE COLOQUEI NO POST FOREM SEGUIDAS, O CARRO ESTARÁ DESCONECTADO DO CONJUNTO BATERIAS/CARREGADOR. LOGO, NÃO HÁ PERIGO. A ÚLTIMA COISA A SER CONECTADA E A PRIMEIRA A SER DESCONECTADA APÓS A CARGA É A TOMADA.
    DE QUALQUER FORMA, NÃO POSSO ME RESPONSABILIZAR POR EVENTUAIS PROBLEMAS QUE POSSAM ACONTECER.
    O QUE DIGO SEM MEDO É QUE EU FIZ E USEI SEM PROBLEMAS.

    ResponderExcluir
  3. algo deu errado, os diodos do poro negativo queimou num breve estouro(liguei e estourou)
    segui as instruções corretamente(imprimi tudo antes)o que pode ter saido errado?
    sera que os diodos eram velos demais?(retirei de uma placa velha)

    ResponderExcluir
  4. Olá Jarbas.

    Bom, alguns pontos a serem verificados:

    1- As interligações em si - verificar se não houve nenhum erro de interligação entre os componentes.
    2- A correta ligação na bateria (sem inverter os polos).
    3- A correta polarização dos diodos - por serem componentes "polarizados", não podem ser ligados de forma invertida.
    4- Usar componentes de uma placa velha não é o ideal, mas eu mesmo já fiz e faço muito isso em algumas emergências. Porém, o ideal é testar antes os mesmos. Neste caso, é importante testar os diodos com um multímetro (condução direta e "não condução" reversa). Mas os diodos são baratinhos. Se tiver oportunidade de comprar novos, é melhor.
    5- A recomendação de desligar os conectores da bateria completamente do carro é muito importante, pois o chassi do carro (por exemplo) é um terminal comum para todos os circuitos internos do carro.
    6- Os devidos cuidados para que nenhuma parte do circuito encoste no chassi do carro.

    Algumas considerações também para te ajudar a ver o que ocorreu:
    1- O estouro aconteceu já na hora de ligar o circuito na bateria ou somente quando você ligou na tomada? Ou algum tempo depois e não na hora de ligar?
    2- A lâmpada chegou a acender?

    Espero ter ajudado, um abraço!

    ResponderExcluir
  5. a bateria estava fora do veicolo,tirei do lugar e coloquei na bancada
    quando liguei na tomada é que estourou,o intereçante é que foi o lado negativo do diodo
    fiz outro com componentes novos e depois de +- duas horas esquentou demais e queimou os diodos,então usei diodos de maior amperagem e deu serto,so que aqueceu os diodos mas não queimou
    é normau os diodos aquecerem?..pois conferi tudo detalhadamente antes de ligar
    achei que aqueceram muito e por segurança,adaptei um coler de computador para resfriar,ate agora ainda não deu problema carreguei a bateria normal,uzei uma lampada de 100v e carregou com 24hs,se eu colocar duas lampadas de 100v carrega mais rapido? ou não tem nada a ver?

    ResponderExcluir
  6. Jarbas,
    Olha, com 1 lâmpada de 100 Watts, a utilização de diodos para 1 Ampère (por exemplo) ficaria muito em cima do limite, o que poderia causar queima. Por isso, sugeri os diodos de 2 ou mais Ampères que não queimariam de forma alguma com a lâmpada de 100 watts.

    Quanto a aquecimento, não percebi nada tão forte como você narrou. Nunca precisei usar com uma ventilação. Você mencionou que são diodos para maior amperagem - quantos Ampères? Caso não saiba exatamente, se você tiver o código jogue no Google que é possível que você ache as características dele.

    Por fim, quanto ao tempo de carga, o cálculo é como eu mencionei na postagem:
    Portanto, se você colocar 2 lâmpadas de 100 watts, você conseguirá carregar na metade do tempo, já que a corrente será por volta de 2 Ampères (o dobro). Entretanto, os diodos terão também que aguentar o dobro da corrente e esquentarão mais também.
    Isto valeria também para quantas lâmpadas você quiser, mas não é bom que a carga fique tão rápida que ocorra completamente em menos de 10h (considerada carga lenta). As cargas rápidas diminuem o tempo de vida útil das baterias.

    ResponderExcluir
  7. no anterior,usei diodos 1n4004,so que lendo mais atentamente,você usou 8 diodos e eu 4,por isso queimou
    dai comprei o 1n5454 e usei 4 e não queimou , percebi que este ultimo tem amperagem maior e aguenta mais carga eletrica que o outro, e quanto ao aquecimento,só usei a ventilação por garantia ,mas não precisa mesmo não.
    percebi, também,que a lampada faz o trabalho de um resistor,estou serto? se estou, então,quanto mais fraco for a lampada mais lento a carga,e quanto mais forte mais rapido carrega,serto?
    foi bom saber que carga rapida estraga a bateria,so vou carregara lento a partir de agora
    te agrdeço muito pela dica e pelo post,quebrou um galhão.vlw....

    ResponderExcluir
  8. Valeu Jarbas! Agora entendi porque os primeiros queimaram, é isso aí!

    Realmente a lâmpada faz o papel de resistor e você está certo: quanto mais forte a lâmpada, mais potência ela consome e mais corrente passa por ela, que é basicamente a mesma corrente que passa para a bateria (carga mais rápida) - a única diferença é que na lâmpada a corrente é alternada e na bateria já é retificada.

    Quando eu tiver tempo tentarei preparar mais postagens de montagens que fiz e funcionaram.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  9. boa tarde Antônio, gostaria de saber se posso usar o circuito acima, p/ carregar bateria 12Vdc/9Ah? preciso montar um circuito que carregue este tipo de Bateria sera que poderia me ajudar? obrigado e aguardo contato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, é possível usar, mas aí é ideal reduzir a potência da lâmpada. Com as configurações originais, a carga usa em torno de 1A. Pra sua bateria, carregaria em 9h, o que seria uma carga rápida e poderá com o tempo estragar se isso se tornar frequente.
      Em 110v, use uma lâmpada de 60w apenas (daria um tempo de carga de aproximadamente 18h). Deve ficar legal.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigado Observador Social. Há anos que não acesso este blog e só vi a mensagem agora.

      Excluir

Comente e agregue conhecimento. Cresçamos juntos!!