BUSQUE O ALTO!
ANJO BARRO
ANTÔNIO JO BARBOSA RODRIGUES
Eu tirei esta foto no estacionamento do Barra Shopping. Não me perguntem como esta árvore cresceu torta assim. Na época, achei curiosa e resolvi registrar. Agora, coloquei-a como "símbolo" neste blog pelo que ela representa para mim.
Provavelmente, esta árvore passou por dificuldades para crescer neste "caminho torto", mas ela sobreviveu e continua a buscar sempre o alto. Vejo que somos assim também: Nem sempre conseguimos andar pelo caminho reto rumo ao alto, pois somos seres humanos, cheios de incoerências e limites, mas Deus vê a nossa luta em chegar ao alto. Isto é a santidade: não desistir de chegar ao céu. Neste caminho, às vezes caímos, trilhamos caminhos "tortos", mas se nos levantamos e não desistimos de alinhar de novo, estamos rumo ao alto.
Este site tem como objetivo crescermos juntos e, sem suas opiniões e comentários, isto não será possível! Portanto, leia os tópicos, participe comentando!

Nosso trato neste "blog de crescimento" é o seguinte: Me reservo apenas no direito de apagar os comentários que eu considerar ofensivos, contrários à lei e/ou que usarem expressões ou palavras de baixo calão. Trato feito, vamos em frente... ou melhor, para o alto!!!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Este Natal não será o mesmo!

Escrevi esta mensagem e enviei para várias pessoas por e-mail. Por se tratar de uma reflexão válida para todos e em todos os tempos, decidi postá-la aqui também.

Caros amigos e irmãos, chegamos mais uma vez ao Natal e, às vezes, somos tentados a dizer:
“Ah, é todo ano a mesma coisa. Nos reunimos, festejamos o final de mais um ano, entregamos e recebemos presentes, desejamos o já padronizado ‘Feliz Natal e Próspero Ano Novo’ pessoalmente ou em cartões já pré-escritos, em que acrescentamos o também famoso ‘São os votos de...’. A única coisa que mudou um pouco é que estes cartões estão cada vez mais informatizados e usando menos o papel... E, depois das festas, volta tudo a ser como antes, as mesmas discussões, as mesmas simpatias e antipatias, os mesmos comportamentos...”

Bom, é uma forma de pensar, mas não precisa ser assim. Porquê? Porque simplesmente a decisão se será a mesma coisa é única e exclusivamente de cada um! A decisão se o nosso dia será bom ou será uma ... coisa muito ruim está em nós mesmos, em como encaramos a vida, em como decidimos agir.

Bom, em uma mensagem de Natal não posso me omitir em falar d’Aquele que é a razão de ser do Natal: Jesus Cristo (e não Papai Noel...).
Gostaria de citar uma passagem sobre João Batista, sobre o que ele respondia aos que lhe perguntavam o que fazer para esperar a vinda de Cristo: Lc 3,10-14

“Perguntava-lhe a multidão: Que devemos fazer? Ele respondia: Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo. Também publicanos vieram para ser batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que devemos fazer? Ele lhes respondeu: Não exijais mais do que vos foi ordenado. Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: E nós, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo.”

Basicamente, o resumo desta passagem é:
O que é necessário fazer para que vivamos como pessoas que têm Jesus como modelo? Gestos Heróicos? Ir para o deserto viver em meditação? Ora, o que é necessário é viver bem aquilo que é nossa vida hoje, este presente maravilhoso de Deus para que cada um de nós vivesse! Aos que se sentem chamados a missões levadas ao extremo do heroísmo ou à vida contemplativa, nada contra, mas é um chamado particular – a vocação de vida deles. Mas hoje, no contexto em que nos encontrarmos (trabalho, estudos, família, amizades, relações sociais, religiosidades) precisamos viver de forma justa e ponderada pelo amor. Esta é a “vida em abundância” de que Jesus falava – item fundamental da qualidade de vida tão falada atualmente. Isto é viver bem!

É interessante que nas recomendações de João Batista, ele não fala de mudanças grandes quanto à profissão ou à vida diária, mas sim de mudanças radicais de procedimento de vida. Não são grandes quando às mudanças em si, mas são impactantes quanto aos efeitos.

Assim viveu Jesus, dentro de seu chamado, de sua missão – equilibradamente. Tão equilibrado e tão certo de suas convicções que, por seu jeito diferente de encarar a vida, mudou a vida de muitos e gerou insatisfação dos que não queriam mudança. É aí que sua missão o levou ao extremo de dar sua vida. E as mudanças no mundo foram tão grandes que a história foi dividida por seu nascimento em duas partes distintas: Antes e Depois de Cristo!

Se chegamos a este tempo com esta vontade de mudança pessoal, garanto: Este será sim um Natal diferente! Diriam “Ah, eu mudo mas e os outros? Não adianta muito!” Ora, se você muda, sua vida já muda – já será melhor! Se alguns mudam, o efeito será maior ainda. Sem contar que nossa mudança pode incentivar outros a mudarem.

Bom, dentro de tudo isto, quero desejar um Natal em que a lembrança do pequeno menino Jesus possa inspirar-nos um recomeço, o início de uma nova etapa em nossas vidas, pedindo a Deus que Ele nos dê força e sabedoria para saber trilhar, da melhor maneira possível, esta vida que nos foi dada de presente. Não existe um caminho pré-fabricado para cada um. O caminho se faz caminhando e, se é assim, vamos construir um belo caminho! Desta forma, são será apenas uma lembrança: Jesus realmente nascerá neste Natal em nós!

E, neste clima de mudanças, de recomeço, desejo também um excelente Ano Novo – o início de uma nova etapa de nossas vidas!
Grande abraço e que Deus todo-poderoso abençoe a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e agregue conhecimento. Cresçamos juntos!!