BUSQUE O ALTO!
ANJO BARRO
ANTÔNIO JO BARBOSA RODRIGUES
Eu tirei esta foto no estacionamento do Barra Shopping. Não me perguntem como esta árvore cresceu torta assim. Na época, achei curiosa e resolvi registrar. Agora, coloquei-a como "símbolo" neste blog pelo que ela representa para mim.
Provavelmente, esta árvore passou por dificuldades para crescer neste "caminho torto", mas ela sobreviveu e continua a buscar sempre o alto. Vejo que somos assim também: Nem sempre conseguimos andar pelo caminho reto rumo ao alto, pois somos seres humanos, cheios de incoerências e limites, mas Deus vê a nossa luta em chegar ao alto. Isto é a santidade: não desistir de chegar ao céu. Neste caminho, às vezes caímos, trilhamos caminhos "tortos", mas se nos levantamos e não desistimos de alinhar de novo, estamos rumo ao alto.
Este site tem como objetivo crescermos juntos e, sem suas opiniões e comentários, isto não será possível! Portanto, leia os tópicos, participe comentando!

Nosso trato neste "blog de crescimento" é o seguinte: Me reservo apenas no direito de apagar os comentários que eu considerar ofensivos, contrários à lei e/ou que usarem expressões ou palavras de baixo calão. Trato feito, vamos em frente... ou melhor, para o alto!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Abandono de Deus ou falsa sabedoria humana?

Recebi esta mensagem encaminhada via e-mail por meu amigo Adilson Pereira, que trabalhou comigo bastante tempo. Acho que ela diz muito sobre o atual estado das coisas... Acredito que muitos já a receberam alguma vez, mas acho providencial voltar ao assunto. Reproduzo aqui o texto e comento algo no final.

<<< . . . Início do texto . . . >>>
Uma pessoa estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:
'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'

Anne deu uma resposta profunda e sábia:
'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'

À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc... Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.

Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.

Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: 'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'. E então concordamos com ele.

Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).

Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem. E nós aceitamos sem ao menos questionar. Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: 'Está bem!'

Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino. Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. E nós dissemos: 'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.

Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...

Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!!

Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus: 'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?' A resposta dele: 'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'

É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.

É triste como alguém diz: 'Eu creio em Deus'. Mas ainda assim negue a mensagem do Cristo. É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!

Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros! É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.

É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no sábado (ou domingo), mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.
<<< . . . Aqui termina a mensagem original apenas com um acréscimo meu em vermelho entre parêntesis para estender a mensagem à várias religiões . . . >>>

Bom, não tenho como checar se houve mesmo esta entrevista nem se os nomes mencionados na mensagem são verdadeiros. Também podemos filtrar alguns exageros e apelos comuns a estes tipos de mensagens.
Mas vamos fazer um exame crítico da situação atual e analisemos: Quais são os valores presentes hoje em grande parte dos jovens (às vezes, das crianças)?

Para muitos, os sentidos de palavras como responsabilidade, obrigações, deveres, fidelidade, compromisso, amor e muitas outras foram esvaziados completamente! Hoje só se fala em curtir, prazer, fazer só o que gosta, relação descartável (usou, joga fora), direitos (sem deveres), sexo (com ou sem amor, com ou sem compromisso, com ou sem responsabilidade)... falsos conceitos de liberdade!!

Como podemos ter crescimento humano (aqui entram moral, civilidade, afetividade, senso do sagrado...) ficando só nisso? A autoridade dos pais se transformou em relação de igual para igual (quando não se inverteu de vez...), a autoridade dos professores totalmente esvaziada por estranhas teorias, a sabedoria dos mais velhos desprezada sob o pretexto de "evolução da modernidade"...

Se não víssemos tantos efeitos negativos destas mudanças de comportamento, tudo bem, poderiam ser progressos. Mas o que vemos é exatamente o contrário. E o pior e mais incrível: exalta-se essas "melhorias e progressos" e, absurdamente, pergunta-se o que se pode fazer para melhorar este mundo que está muito violento, que tem muitas crianças abandonadas, etc...

Está muito claro o que se tem que fazer, mas estamos todos dispostos a voltar no tempo em algumas coisas? Todo crescimento e toda melhoria tem seu preço, seu sacrifício, mas estamos dispostos a isso?

Lembro por fim que as grandes civilizações e impérios da humanidade (cito Roma como exemplo) começaram a ruir quando seus costumes começaram a se impregnar de imoralidades e falsidades. Castigo de Deus? Ora, neste caso, o Homem (gênero humano) colhe o que planta.
Mas agora, tudo está muito globalizado. Se o império global (não mais apenas um povo) continuar decaindo moralmente, pensemos nas conseqüências de sua ruína!! Deus nos encorage a mudar antes disso!

4 comentários:

  1. gostei muitooooooooo bom parabensssss......

    ResponderExcluir
  2. Valeu Otoniel! Um abraço e que Deus lhe abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    A mensagem do e-mail recebido pode ser inventada ou não, mas a ideia central é de que o ser humano é responsável por suas ações e que Deus não fez ou não faz por que não lhe é permitido agir.

    É uma ideia interessante. Mas e aqueles que dizem que Deus sempre age e que tudo ocorre para o bem daqueles que amam a Deus? Então naquela escola onde houve tiroteios ninguém amava a Deus? Vão dizer que sim. Aqueles que morreram é que não amavam...ou então vão dizer que os que morreram foram levados por Deus para o reino de sua glória e estavam melhores. Ou seja, qualquer que seja a razão que seja dada, ainda é o ser humano tentanto explicar o que não tem explicação. O mal existe. O ser humano o faz. Por que o faz? Por que seja mal? Não. Por que não se importa com o outro. Se houvesse um mínimo de amor, talvez estas coisas não acontecessem.

    Dizer que é por que retirou-se Deus da vida...sei não. Roma caiu justamente no momento em que os cristãos se tornaram maioria e os costumes pagãos iam se apagando, tanto é que se levantaram inúmeras especulações de que a queda de Roma se deu devido aos cristãos.

    Sou favorável a que se tenha muito cuidado quando se diz que a razão de algo é ou não a presença/participação de Deus.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Harlyson,
    Quanto à frase de que "Deus não fez ou não faz por que não lhe é permitido agir", se eu a interpretar pelo lado do livre arbítrio do Homem, é isso aí...

    Não faltam exemplos na bíblia de homens e mulheres que foram instrumentos de Deus para realizar algo. Era a graça de Deus atuando na humanidade, mas através das ações humanas. Foi assim com Moisés, com os profetas, com os apóstolos... com Tabita (At 9,36), mas não com o jovem rico (por exemplo...).
    Não é que Deus não poderá e até não agirá de forma extraordinária quando assim lhe aprouver, mas temos que admitir: Grandes ações - como a libertação de seu povo no Egito por Moisés, como o arrependimento do povo de Nínive pela pregação do profeta Jonas - foram realizadas através de homens falhos, limitados e pecadores que permitiram a Deus agir por eles (no caso de Jonas, bastante contrariado por sinal). Eis o modo ordinário: Deus e o Homem trabalhando em colaboração.

    Quanto ao exemplo dos tiroteios na escola, há uma dimensão do pecado (do mal) que é social, ou seja, o efeito do pecado não atinge somente quem o pratica (embora às vezes não pareça, o autor também é ou será de alguma forma atingido) mas também outros que não tem culpa alguma por aquela ação. E porque é assim? Ora, justiça não é um atributo do pecado ou do mal. Em sua raiz, ele é injusto!
    Deus é justiça e amor. As injustiças só conseguem enfraquecer na medida em que o amor acontece. Conforme você mesmo disse, "Se houvesse um mínimo de amor, talvez estas coisas não acontecessem."

    Não digo que devemos apenas aguardar a justiça e o amor de Deus na eternidade, mas sim que devemos trabalhar para que aqui já se consiga prefigurar (não realizar completamente) o reino da glória de Deus. Eis a parte que nos toca por enquanto...

    Como Paulo mesmo chamava, o mistério da iniquidade (II Ts 2,7) é um mistério. É verdade que não conseguimos compreender ou explicar totalmente a dimensão de tal realidade. "Hoje vemos como por um espelho, confusamente..." (I Cor 13,12), mas na eternidade, creio que conheceremos totalmente. Gostaria de citar aqui o Catecismo da Igreja Católica no paragrafo 1040:
    "O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo, só Ele decide de seu advento. Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre toda a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último. O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte."

    Entretanto, enquanto não chegamos à eternidade, temos o que Jesus nos deixou (Seus atos, Suas palavras, Seu Espírito Santo...) transmitidos até nós por seus apóstolos e sucessores. Creio ser o suficiente...

    Um abraço!!

    ResponderExcluir

Comente e agregue conhecimento. Cresçamos juntos!!